Submarino não tripulado captura imagens de água-viva fantástica nas Fossas das Marianas
15 de maio de 2016 – 08:23 | Comente!

Parece um alienígena de filmes de ficção, mas é mais uma das descobertas do NOAA a bordo do navio Okeanos Explorer, controlando um submarino não-tripulado nas Fossa das Marianas.
A água-viva apareceu de repente na frente …

Leia a matéria completa »
Destaques

Matérias e montagens com destaques exibidas no Aqualize serão divulgadas através desta categoria. Vote nas matérias para que possamos destacá-las!

Fauna

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Fauna Aquática é listado aqui.

Flora

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Flora é listado aqui.

Marinhos

Aquários de água salgada, peixes, corais, invertebrados, encontre tudo que você precisa ler.

Plantados

Montagens de aquários plantados e a luta contra as algas. Verifique se você está fazendo tudo certinho para não ter problemas.

Home » Destaques, Plantados

Controle e combate às algas no início da montagem

Publicado por @ 24 de agosto de 2009 – 11:369 Comentários

Controle e combate às algas no início da montagem

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que existem 4 tipos de aquaristas: Os que tiveram algas, os que irão ter, os que estão combatendo as algas e os que têm e não sabem como acabar com elas. Mas tenha calma, não precisa entrar em pânico. As algas estão presentes em todos os corpos de água que existem, um bom exemplo delas é o plâncton presente nos mares e rios. Portanto, em hipótese alguma diga que em seu aquário não existe alga. Nós estamos aqui para falar das algas como monstros que estão presentes em nossos aquários prontos para destruir todo o seu trabalho e dedicação, mas, sim, dizer e orientar sobre o que fazer para deixar tudo em equilibrado o bastante para que nada de ruim aconteça.

Vamos entender ainda qual a sua formação e sua distribuição: O fitoplâncton inclui vários organismos fotossintetizantes que são fundamentais para as cadeias alimentares aquáticas. Pelo fato de ser um microorganismo fica difícil ser identificado no início da montagem e mesmo depois de alguns meses. Na maioria das vezes identificamos pelo fato delas estarem alastradas ou por sua aparência com pigmentação (cores que muitas vezes nos ajudam a identificar que tipo de microorganismo está se manifestando). Convém então se ter muito cuidado nas primeiras semanas de montagem.

01algae.600

No início de uma montagem, caso suas plantas sejam para um aquário tipo HIGH-TECH, o ideal é fazer com que elas passem apenas um período curto sob iluminação, para ir adaptando-se aos poucos. Ex: o foto-período do meu aquário será de 10 horas, no entanto nos dois primeiros meses irei deixar apenas 6 ou 7 horas para que estas não queimem ou sofram nesse processo inicial de adaptação. Neste momento, se o foto-período não for respeitado ao em vez das plantas se alimentarem durante o período de iluminação, quem vai agradecer são as algas que irão absorver com maior facilidade todos os nutrientes presentes na água, uma vez que as plantas ainda não estão 100% adaptadas e não absorvem tudo que lhes fornecemos. Controlando apenas o foto-período você não terá resultados eficientes se a quantidade de plantas de metabolismo rápido não forem suficientes para aproveitar o material orgânico ou inorgânico presente na água. Você deve definir em primeiro lugar quais plantas serão utilizadas e as quantidades também, caso não queira adicionar todas de uma vez só ou não dispõe das plantas desejadas, ai vão algumas dicas de plantas com metabolismo acelerado que podem ajudar no início da montagem: Elodeas, Salvinas, Cabombas, Sinemar e Valisnérias.

20Ghigh-algae-02-22-2007
Aquário infestado por algas

Outro fator essencial no início da montagem é o CO2, dióxido de carbono. As plantas, por serem seres autotróficos, têm a capacidade de produzirem seu próprio alimento tendo como base o CO2 dissolvido na água e luz. No aquário plantado através dos dejetos dos peixes se produz o carbono, mas não em quantidade suficiente para nutrir todas as plantas, além disso uma quantidade de CO2 oscilada pode contribuir para o crescimento de algumas algas. A melhor maneira de se manter um bom nível de CO2 é através dos cilindros equipados com válvulas de ajuste fino para que possa injetar a quantidade de CO2 necessária e na quantidade desejada com fluxo constante. No início da montagem há alguns experimentos úteis que podem ser utilizados, tais como verificar a taxa de tolerância das plantas com injeção de CO2. De que forma se faz isso? Se uma planta tem uma taxa de resistência de pH entre 5 a 8, irei injetar uma quantidade a mais de bolhas por segundo para que ela corresponda mais rápido e que as plantas cresçam de forma impressionante.
Você pode regular o mesmo seguindo esta tabela e colocando-o em uma das faixas ideais. No meu aquário recém montado injeto 3 bolhas/segundo e percebo que o pH no final do dia alterou 0,5 a 1,0, nesse caso a mudança é aceitável pois ao anoitecer o pH do aquário tende a cair pela ausência da luz. No outro dia com a presença da luz o pH volta ao normal e confiro se as plantas estão correspondendo à quantidade injetada. Se o pH variar de 1,0 à 2,0, na escala que vai de 0 à 14, você poderá ter alguns problemas, principalmente se este aquário estiver com peixes, pois a mudança brusca e constante de pH deixa eles bem stressados. No início da montagem se faz necessário ter um bom teste em mãos para assegurar que a quantidade injetada de CO2 está compatível com a necessidade das plantas.

co2diffuser
Nano difusor de CO2 para aquários plantados

Outro fator que ajuda muito no início de uma montagem: Substrato de boa procedência, certificado e garantido que tem uma boa quantidade de elementos essenciais para o pleno desenvolvimento das plantas. As plantas que são colocadas em seu aquário, na maioria das vezes, são coletadas na forma emersa, ou seja, cultivadas fora da água, por isso elas precisam passar por um período de adaptação no seu aquário, período no qual ela não absorve nutrientes pelas folhas, e sim exclusivamente pelas raízes. Sem um substrato nutritivo o bastante, a planta não vai corresponder ao CO2 injetado, causando assim uma deficiência. Por isso muito cuidado, após este período de adaptação você deve iniciar a fertilização com micro e macro elementos livres de nitrato e fosfato. Depois acompanhe as evoluções no nível de fosfato do aquário através de testes.
Segundo Rui Alves da Aquaeden, os dados para que um aquário não tenha problemas com algas são:

ILUMINAÇÃO:
45 – 60 lumens por litro
CO2
:
10- 15 ppm
NITRATO:

3-5 ppm NO3
FERRO:

0,1 ppm Fe
PH:

6,5-7,0

http://forum.aquaeden-shop.net/index.php?topic=20.0

Outro fator interessante é o tipo de lâmpada a ser utilizado que, em alguns casos, as pessoas por desinformação usam algumas cores fora do padrão. Existe uma melhor taxa das plantas assemelharem primeiro as lâmpadas de espectro azul e depois as violetas penetram com menos facilidade na água. As mais importante neste momento são as lâmpadas que tenham cor de temperatura entre 6.500k e 8.000k.
Este artigo é apenas para esclarecer alguns problemas iniciais, outro artigo especificamente sobre iluminação será publicado em breve, ensinando a vocês os tipos de luzes que são eficazes e bem absorvidos por suas plantas.


Avalie essa notícia:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (7 voto(s) no total com média de: 5,00 entre 5)
Loading...

Notícias Relacionadas:



Comente utilizando o Facebook:

9 Comentários »

  • Viviane Guedes disse:

    Fiquei impressionada com essas algas verdes no mar (ou lago, não dá para identificar!)! Que tipo de alga é essa?

  • c0rreia disse:

    Viviane,

    É um lago em Pequim, na China. As algas nos lagos era um dos principais problemas em relação aos esportes aquáticos como canoagem, corrida de barcos a remo dentre outros nas Olímpiadas do ano passado.

    Quanto ao tipo de alga, não sei ao certo quais são as da foto, mas posso te dizer que na China as algas predominantes são de vários gêneros, Cyanophyta (Procaryotes), Bacillariophyta, Pyrrophyta, Chrysophyta, Xanthophyta, Cryptophyta, Euglenophyta (Protista), Rhodophyta, Phaeophyta, Chlorophyta e Charopbyta (Plantae).

    Vale lembrar que se não fosse por todo universo unicelular das algas, certamente não teríamos condições atmosféricas tão favoráveis a vida quanto temos, pois elas são as principais responsáveis pela produção de oxigênio no planeta. 🙂

  • Luis Claudio disse:

    Parabéns pelo artigo, foi de suma importância para montagem domeu primeiro plantado.
    Abraço.

  • Tiago Luna disse:

    Luis,obrigado pelos elogios em relação ao conteúdo. Sempre que precisar não hesite em perguntar, estamos a disposição.

  • Luis Claudio disse:

    Tiago, aproveitando a tua presteza, pode me dar um parecer sobre substratos da PRODAC, vou utilizar FONDO VIVO, HUMUS e HUMUS-PLUS, o que acha?
    obrigado!

  • Tiago Luna disse:

    Luis,irei te mostrar quais os valores nutricionais de cada substrato mencionado:

    HUMU PLUS: Base fértil granulada e poroso composta por turfas e argila.Favorece também a redução do potencial redox e age diretamente no valor do ph deixando baixo.

    HUMUS:Composto desenvolvido a base de plantas naturais e rico em sais minerais.

    Fondo Vivo: Tem substâncias ativas para um bom desenolvimeto no início da montagem,garantindo um bom rendimento nutricional as plantas.

    Fertil Plant:Contém todos os micro e macro elementos que um aquário plantado necessita.

    Dentre as experiências que eu fiz e tive um bom resultado,foi misturar o Humus com o Humu Plus,além do custo benefício.
    Os substratos que foram mencionados em minha experiência particular,trata-se de um plano que foi pré determinado de acordo com as plantas que eu utilizei afim de supri-las da melhor forma possível. Tais como: Ludwigia Cuba,Tennelus Amano,Blyxa Japonica,Synemar,Valisnéria America e Valisnéria Nana.
    Espero ter ajudado…

  • StettyRar disse:

    Chaos Рa township in the province. Lublin, Zamosc in the district, the membership of urban-rural commune Zwierzyniec. In the years 1975-1998 the village administratively belonged to the province. ZamoϾ. According to GUS data from December 2009, the conurbation had 3 278 inhabitants.
    From 1 January 2010, the megalopolis has grown nigh some village Obrocz, with an district of ??136.92 hectares

    Zoo is an superior and frequently visited out-of-towner and unencumbered turn to in Roztocze and is considered “capital” of the Middle mites. It is located on the Wieprz, at the frontier between Roztocze National Park. Holds its headquarters here, in a significant castle (“Residence of plenipotentiary”) in faction of it’s green Concentrate exchange for Information and Museum of the park. In their precincts, just as the southern bounds of the new zealand urban area, there are ponds, “Echo.”
    To the west of Zwierzyniec 3 km away is the area between lime-sand Roztocze Heart and West Roztocze loess. The city on all sides is surrounded via forests, which occupy 66% of the commune.

    The most agent structure in village is a church on the islet of St. Nicholas. John of Nepomuk from the Baroque facade of the mid-eighteenth century (1741-1747), funded by the then Ordynat Thomas Antoni Zamoyski. The unobtrusive interior murals are Smuglewicz Luke.
    It should also conscious of a brewery founded by Zamoyski in 1806 in the historic erection is in these times the company’s bottling beer Perla Lublin – Lublin Breweries. In the courtyard of the weed since August 2000, every year is Summer Picture Academy.
    Very interesting and on the verge of unsung locality is Zwierzyniec Borek. It is a complex of 71 ligneous houses that were built at the walk into a stop of the 20s and 30 Twentieth century, when the Ordinance Zamojska peasants gave the precinct a stir of rights to easements. Borek creates six streets, single of which, st. Diminish, is unique because of its deviating and fully-preserved clumsy buildings. Swagger the streets and other Borek takes us into the mood of the interwar period.
    In the years 1940-1944 the Nazis created a camp exchange for civilians and resettlement extravagant respecting the inhabitants expelled from the Zamosc region. In this area there is in this day Roman-Catholic Church. Our Lady Cynosure of Correct in the next half of the twentieth century.
    Strongest article: The expulsions of Poles during Men Engagement II made beside the Germans.
    In Zwierzyniec are 68 different monuments, plaques and true and churchgoing figures, as per bunch of inhabitants there is at one thing representing far 50 people. This is unmistakeably a record nationwide. Among these monuments are in the midst others dedicated to the soldiers of Army, Bucolic Battalions, foresters, ormowcom, insurgents January, the French captives, Hungary, dog Marysieñka Sobieska and many other characters or events. The most famous testimony (obelisk) – the one one in the crowd – is a monument in a burgh park, placed to commemorate the eradication of locusts, during its raid on the city in 1711

    Accommodation Zwierzyniec – on this page – noclegi zwierzyniec

  • Erandino Roberto Rauback disse:

    Caro Seiti

    Montei um aquario plantado. Estou preocupado com a iluminação a qual eu fiz o seguinte:

    Aquario: 80x50x40. Bem substrato fértil da amazonia, camada inete, filtro Milhenium 2000, cO2 cilindro. O que mais me preocupa é as lâmpadas, veja se está certo:

    2 – T8 uma branca e outra rosa

    2 – Boyu uma branca e outra rosa todas de 55 cm é claro período de 12 hs /dia.

    Pergunto : Ta de mais ou ta de menos.

    Tenho um filtro canister AE-306 (external filtre) posso uzá-lo ou é de mais para essa contidade de agua, ou o milllelium esta bom,

    Um abraço

    Roberto

    Rio Grande RS

  • 魚菜共生 disse:

    魚菜共生

    Aqualize – Aquarismo inovador e responsável. » Controle e combate às algas no início da montagem

Deixe o seu comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou o trackback para o seu site. Você também pode assinar os comentários via RSS.

Seja educado. Se mantenha no tópico. Não seja um Troll.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Registre seu Gravatar. Para ter seu Gravatar, se registre na página oficial do Gravatar blog.