Submarino não tripulado captura imagens de água-viva fantástica nas Fossas das Marianas
15 de maio de 2016 – 08:23 | Comente!

Parece um alienígena de filmes de ficção, mas é mais uma das descobertas do NOAA a bordo do navio Okeanos Explorer, controlando um submarino não-tripulado nas Fossa das Marianas.
A água-viva apareceu de repente na frente …

Leia a matéria completa »
Destaques

Matérias e montagens com destaques exibidas no Aqualize serão divulgadas através desta categoria. Vote nas matérias para que possamos destacá-las!

Fauna

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Fauna Aquática é listado aqui.

Flora

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Flora é listado aqui.

Marinhos

Aquários de água salgada, peixes, corais, invertebrados, encontre tudo que você precisa ler.

Plantados

Montagens de aquários plantados e a luta contra as algas. Verifique se você está fazendo tudo certinho para não ter problemas.

Home » Destaques, Notícias

Takashi Amano, um pouco sobre o mito.

Publicado por @ 31 de agosto de 2009 – 09:453 Comentários

Takashi Amano, um pouco sobre o mito.

Takashi Amano nasceu em 18 de Julho de 1954 no Japão. Seu interesse por plantas e animais aquáticos começou ainda muito cedo, e na época o incentivo maior veio através de um prêmio que conquistou por uma pesquisa científica do peixe “paraíso koreano” ainda na escola primaria, iniciando o estudo e a experimentação da relação entre peixes e plantas. Nesta mesma época, deu início a uma série de pesquisas científicas ligadas a natureza.

Foi um universitário sensível e muito criativo, membro do clube de ciclismo nacional, pintava aquarelas e foi o primeiro a criar um movimento para proteger o meio ambiente local de Niigata, cidade na qual reside até hoje. Ele cresceu nas proximidades do pântano Yoroi, o maior na região de Niigata, onde há muitas plantas, peixes e aves aquáticas. Ficou fascinado pelo o universo aquático e com a infinidade de espécies e subclasses existentes no meio, as atenções se voltaram para uma realidade paralela e pouco conhecida do mundo fora do alcance dos olhos que residiam a superfície.

Aqualize_amanoTakashi Amano e seu aquário de Altums

Daí veio à intuição e o gosto, em 1972, em um estúdio montado em sua casa, ele começou a construir e fotografar aquários plantados. Em 1976 começou a viajar por toda a Ásia, a sua busca era incansável por novas espécies e novos biótipos. Buscando uma idéia de unir coisas que ele era apaixonado, Takashi começou a publicar suas fotos e ensaios sobre peixes e plantas das suas viagens pelo o Japão, o talento era nato para ambas as coisas e nada passava despercebido em suas lentes.

Participou de sua primeira competição fotográfica em 1991 com “Chame Leon Diary” vencendo-a com honras, e “Leading Ladies in Shade” selecionada para exibição pública. Seu “Yamor” ganhou medalha de prata no ‘Fuji Film Nature Photo Contest’ no mesmo ano. Além disso, ganhou diversos prêmios concedidos pela a prefeitura e repartições em Niigata.

amanotank1Uma das montagens de Discos mais famosas de Takashi Amano

Logo, a necessidade de criar suas plantas, reproduzí-las, vende-las e então proporcionar a todos os japoneses toda a sensação de bem estar que ele tinha ao ver a natureza equilibrada diante de seus olhos era maior que ele. Takashi Amano então fundou a ADA “AQUA DESIGN AMANO CO LTDA” e passou a desenvolver produtos em sua grande maioria projetados mediante as suas necessidades estéticas na busca da perfeição e da harmonia com o ambiente natural que ele conseguia reproduzir.

Em Nuremberg no ano 2000, Takashi foi convidado a participar do evento e foi pela a primeira vez que lançou para o mundo a ADA. O resultado foi algo nada supreendente em termos de Amano, a sensação de todos que foram para o evento foi de fixação geral, ninguém queria sair de seu stand vendo a montagem que ele fez diante dos olhos do público, utilizando cada uma de suas técnicas aperfeiçoadas ao longo do tempo. Com isso a ADA tornou-se uma grife e atualmente é a marca mais desejada em todo o mundo em termos de aquarismo. Costuma-se dizer que dos 10 entre 10 japoneses com aquários plantados usam ADA.

takashi_amano2
Takashi Amano em um Workshop em Atlanta

Todo esse empenho e dedicação de Takashi não só apenas revolucionou a maneira de montar e manter aquários como também ninguém nunca vai esquecer que ele foi precursor do aquarismo “NATURE” .
As palavras de um grande amigo de Takashi Amano que pode acompanhar a sua evolução durante os anos não deixam dúvidas sobre a admiração e respeito nutridos por ele: “Eu creio que Takashi tenha organizado uma revolução do antigo e rígido conceito de aquário – o qual era apenas uma caixa de vidro para observar peixe,” falou um de seus colegas o Dr. Nagashima – “Ele fez das plantas as estrelas do aquário e transformou o trabalho do aquarista em uma forma de arte.”

Amano foi um ciclista profissional de 1974 a 1990, atualmente ele devota sua energia para dirigir a Aqua Design Amano, ADA, empresa especializada em produção e produtos para aquários plantados.

amano_shrimp
Caridina japonica

A filosofia seguida por Takashi Amano diz:
“Humanos, os recém-chegados neste planeta com bilhões de anos de idade têm agora o poder de destruir a natureza. A água um dia limpa está virando lama, e a terra antes verde está perdendo suas cores. Na tentativa de construir vidas ricas, as pessoas nos fizeram invariavelmente pobres com a destruição da Natureza. Somente corações desolados podem crescer em uma vizinhança desolada. Nós temos que nos lembrar que nós também vivemos na natureza. Construindo e mantendo maravilhosos aquários naturais, as pessoas reaprendem a intricada conexão entre as formas de vida: plantas, peixes, micro organismos e humanos. Ricos e belos seguem com harmonia e equilíbrio. O Aquário é um grande mestre nesta arte.”

Alguns dos feitos de Takashi Amano resumem-se a popularização do uso de Glossostigma elatinoides e Riccia fluitans no hobby e a introdução dos camarões como um meio de controlar a população de algas. A espécie de camarão japonesa conhecida por “Amano shrimp” ou “Yamato shrimp” (Caridina japonica) foi batizada em sua homenagem. Amano é o autor de Nature Aquarium World, uma série de 3 livros dedicados ao paisagismo aquático, plantas aquáticas e peixes de água doce. Também publicou “Aquarium Plant Paradise”.


.
Resta-nos apenas agradecer a todos os estudos realizados por este japonês que revolucionou os métodos e abriu uma porta para o homem abraçar e entender a natureza de uma forma mais dígna e respeitosa. Confira uma lista de sites mantidos pela ADA:

ADA Europa: http://www.adaeuro.com/
ADA Coréia: http://www.adana.co.kr/
ADA Thailândia: http://www.adana-th.com/
ADA Hong-kong: http://adana.hk/
ADA Austrália: http://www.adaaust.com.au/
ADA Malásia: http://www.adana.com.my/
ADA Singapura: http://www.adana.com.sg/
ADA Polônia: http://www.naacademy.pl/


Avalie essa notícia:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Notícias Relacionadas:



Comente utilizando o Facebook:

3 Comentários »

Deixe o seu comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou o trackback para o seu site. Você também pode assinar os comentários via RSS.

Seja educado. Se mantenha no tópico. Não seja um Troll.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Registre seu Gravatar. Para ter seu Gravatar, se registre na página oficial do Gravatar blog.