Submarino não tripulado captura imagens de água-viva fantástica nas Fossas das Marianas
15 de maio de 2016 – 08:23 | Comente!

Parece um alienígena de filmes de ficção, mas é mais uma das descobertas do NOAA a bordo do navio Okeanos Explorer, controlando um submarino não-tripulado nas Fossa das Marianas.
A água-viva apareceu de repente na frente …

Leia a matéria completa »
Destaques

Matérias e montagens com destaques exibidas no Aqualize serão divulgadas através desta categoria. Vote nas matérias para que possamos destacá-las!

Fauna

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Fauna Aquática é listado aqui.

Flora

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Flora é listado aqui.

Marinhos

Aquários de água salgada, peixes, corais, invertebrados, encontre tudo que você precisa ler.

Plantados

Montagens de aquários plantados e a luta contra as algas. Verifique se você está fazendo tudo certinho para não ter problemas.

Home » Notícias

Aqualize cobre a 68ª Exposição Nordestina de Animais 2009!

Publicado por @ 12 de dezembro de 2009 – 17:5712 Comentários

Aqualize cobre a 68ª Exposição Nordestina de Animais 2009!

A Exposição Nordestina de Animais, que pode ser considerada um dos maiores eventos no Norte/Nordeste no setor agropecuário nas áreas de criação e produtos chegou com o mesmo sucesso dos últimos anos a0 68ª evento. O evento é promovido pela Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP) e Governo do Estado, e está entre os cinco maiores do país, movimentando cerca de R$25 milhões em negócios trazendo mais de 450 mil visitantes. Contando com os maiores criadores de todas as áreas entre bovinos, caprinos, suínos, horticultura e como não poderia ser diferente, psicultores de todas as partes do Nordeste.

BANCADA_001

Contando com a organização e apoio da Associação Pernambucana de Aquicultura e Piscicultura, o evento teve exposições de aquários, lojas para compra de produtos e peixes, exposição com área reservada para Bettas Splenders e uma bancada onde os membros da APAPI concorriam em 6 categorias: Melhor Aquapaisagismo, Melhor Miscelânia, Melhor Peixe Nacional, Melhor Peixe Estrangeiro, Melhor Aquário Harmonia e Melhor Aquário Marinho.

BANCADA_002

Com 28 aquários expostos, de lojistas da Região Metropolitana do Recife e Criadores/Hobistas as montagens e peixes estavam com um nível de complexidade um pouco abaixo do esperado, o destaque da bancada de expositores foi sem sombra de dúvidas o vencedor da categoria de Melhor Aquário Marinho, com exemplares de Cavalos Marinhos, Amphiprion ocellaris, Donzelas e invertebrados marinhos. 9 estandes de lojas também foram montados para oferecer produtos aos aquariofilistas que visitavam a feira.

AquarioMarinho_EXPO2009

AquarioMarinho01_EXPO2009

Nos Peixes Nacionais e Estrangeiros, os prêmios ficaram para belíssimos exemplares de Symphysodon aequifasciatus/discus e para um exemplar de Cyphotilapia frontosa, respectivamente. Houveram disputas acirradas em algumas categorias, os juízes tiveram que se reunir mais de uma vez para desempatar os votos, fato esse que mostrou um certo equilíbrio entre os expositores.

EXPO2009_Discus

EXPO2009_Frontosa

Na categoria de Aquapaisagismo, o campeão foi um aquário que parece seguir o estilo holandês, mas que não obedeceu completamente as características do estilo, tendo sido a disputa acirrada, com outro aquário no estilo holandês tendo ficado com o segundo lugar.

Aquapaisagismo_0011° Lugar na categoria Aquapaisagismo!

Untitled-12° Lugar na categoria Aquapaisagismo!

Em termos gerais, a exposição serviu de aprendizado e evolução para os expositores, algumas pequenas falhas foram observadas e reportadas, para que no ano que vem novas idéias e melhorias possam ser implementadas. O fator importante foi que a a 68ª Exposição Nordestina de Animais 2009 abriu portas para que vários aquariofilistas criassem vínculos e engrandecessem o hobby, para que no próximo ano na a 69ª Exposição Nordestina de Animais possa trazer um crescimento ainda maior para o setor na Região Nordeste.

*Errata: O Aquário que recebeu o prêmio de Segundo Lugar em Aquapaisagismo foi a montagem de Fernando Godoy, desculpem o equívoco.


Avalie essa notícia:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Notícias Relacionadas:



Comente utilizando o Facebook:

12 Comentários »

  • Pedro Augusto disse:

    A frontosa caipira era, de fato, o peixe exótico mais bonito da exposição.
    Gostei muito também da qualidade das fotos, o fotógrafo era realmente muito bom. 😛

  • Bruno Aragão disse:

    O novel da disputa entre os plantados não foram dos melhores, os unicos aquarios que me chamaram atenção na expo foram o marinho e o segundo lugar da categoria paisagismo, e como que o primeiro conseguio essa classificação na categoria paisagismo?! isso é mais uma para as coisas que ninguem entende

  • TIAGO_LUNA disse:

    Bruno, os fatores a serem julgados em um campeonato vai muito além do paisagismo, fatores como:
    1 medida de ouro
    2 ponto focal em destauqe no aquário
    3 harmonia e compatibilidade entre as plantas “conjunto total”
    4 pespectiva do layout quando ele estiver desenvolvido
    5 materiais de hardscape que foram utilizados
    6 plantio de acordo com normas pré-estabelicidas pelo o Sr. Amano
    7 Criatividade
    8 saúde das plantas e variedade “conta muito” em um campeonato
    9 Juizes capacitados para tal, isso é o que é mais importante em um campeonato. Por este fato já parabenizei o Fábio por isso e venho aqui falar mais uma vez, que os critérios que o Fábio adotou foram todos esses ai. E que no ano que vem a equipe AQUALIZE seja convidada para mais um julgamento, e com toda certeza o nível dos aquários serão bem melhores. Parabéns ai ao Neto pelo o primeirão e ao André pelo o seu aqua.

  • Viviane Guedes disse:

    Parabéns aos primeiros colocados na categoria plantado! Espero, assim como essa matéria do Aqualize, que no ano que vem a disputa seja mais acirrada com montagens mais competitivas! Com certeza os campeonatos de aquapaisagismo que virão pela frente podem servir como inspiração para os plantados da próxima Exposição de Animais.

  • GORDINHO disse:

    AQUALIZE EM TODAS RSRSRSR INFORMAÇÃO PARA TODOS!

    Infelizmente não é possível fazer muitas coisas, o período de exposição é de APENAS uma semana, conta o dinheiro rsrsrsrs a criatividade e a técnica! Seria de grande valor a atuação dos organizadores para criar condições melhores nas montagens, água de melhor qualidade, apoio técnico para os iniciantes….

    Acredito que no próximo ano será melhor!

    PARABÉNS A APAPI (mais uma vez sendo respossável por esse espaço)

  • André Anderson disse:

    Thiago,com que saúde estão as plantas do primeiro lugar?
    Esta visível a quantidade de algas do carpete e das Blixas.Isso é saúde.?
    Para mim e para quem entende um pouquinho de plantado,o que mais caracteriza o layout Holandes é o posicionamento das plantas,as espécies nunca se misturam e cada moita deve ficar limitada a seu próprio espaço estabelecido,coisa que não procede no aquário do primeiro colocado.Os materiais de HARDSCAPE só são utilizados para servirem de base para algumas espécies de plantas enquanto esses elementos ficaram a vista no aquário campeão.Na verdade não entendi os critérios utilizados pelos juízes.

  • c0rreia disse:

    O fato é que nenhum dos aquários na categoria Aquapaisagismo demonstraram plantas em pleno desenvolvimento e no estado imerso. Pode-se notar montagens feitas sem o devido planejamento motivadas pela pressa e falta de tempo, tudo muito diferente das montagens feitas com meses de dedicação e desenvolvimento que você encontra em competições mais tradicionais.

    Pudemos observar pedras de padrão diferente e cores claras em uma montagem Iwagumi, no campeão pude observar algas peteca-barba, mas as plantas não demonstram deficiência em termos de saúde.

    Creio que os critérios adotados pelo menos por mim, tenham se baseado em tudo que eu já vi, li e acompanhei em termos de aquapaisagismo, ramo da aquariofilia esse que exige estudo e dedicação, mas se o critério utilizado pelos 3 juízes foi diferente, é ter paciência e acertar aos poucos os métodos e meios utilizados na Exposição, evento esse que só deve acrescentar a Aquariofilia Nordestina, e não causar intrigas, brigas ou infindáveis discussões entorno de uma disputa.

    🙂

  • André Café disse:

    No commentes. kkk 😀

  • TIAGO_LUNA disse:

    André, para qualquer ecosistema seja ele marinho ou plantado, tem que existir um pouco de algas para que seja considerado “completo”. A partir deste entendimento o Sr amano aborda em suas palestras que é necessário ter, mais em condições controladas. Por isso considerando a afirmação: “onde está a saúde?” O colorido chamou a atenção vai ver que foi por isso que ele ganhou, não sei. Mas leve em consideração todas as dicas dita anteriormente, que com toda certeza ano que vem o capeonato como um todo vai melhorar e a EQUIPE AQUALIZE vai participar disso. Abraços !

  • Albert disse:

    Bom Realmente o aquario do terceiro colocado foi bom mas faltou algumas algas petecas pra ele ganhar . RSRSRS

    Nesse mundo temos que saber ganhar e perder baraço a todos

  • Albert disse:

    Abraço*****

  • Deco Nery disse:

    Gostaria de saber quando e o local exato que haverá outra edição dessa exposição maravilhosa..Acho que vou juntar um dinheirinho e esperar…Grato

Deixe o seu comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou o trackback para o seu site. Você também pode assinar os comentários via RSS.

Seja educado. Se mantenha no tópico. Não seja um Troll.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Registre seu Gravatar. Para ter seu Gravatar, se registre na página oficial do Gravatar blog.