Submarino não tripulado captura imagens de água-viva fantástica nas Fossas das Marianas
15 de maio de 2016 – 08:23 | Comente!

Parece um alienígena de filmes de ficção, mas é mais uma das descobertas do NOAA a bordo do navio Okeanos Explorer, controlando um submarino não-tripulado nas Fossa das Marianas.
A água-viva apareceu de repente na frente …

Leia a matéria completa »
Destaques

Matérias e montagens com destaques exibidas no Aqualize serão divulgadas através desta categoria. Vote nas matérias para que possamos destacá-las!

Fauna

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Fauna Aquática é listado aqui.

Flora

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Flora é listado aqui.

Marinhos

Aquários de água salgada, peixes, corais, invertebrados, encontre tudo que você precisa ler.

Plantados

Montagens de aquários plantados e a luta contra as algas. Verifique se você está fazendo tudo certinho para não ter problemas.

Home » Notícias

Espécies invasoras ameaçam reduto protegido de Lagostim europeu!

Publicado por @ 9 de abril de 2010 – 09:44Comente!

Espécies invasoras ameaçam reduto protegido de Lagostim europeu!

Não é de hoje que se sabe o dano que espécies alienígenas podem ocasionar ao serem introduzidas irresponsávelmente a um ecossistema, quando as espécies invasoras encontram um ambiente sem predadores eficientes, condições parecidas as de seu habitat de origem e alimento abundante, essa pode ser a sentença de morte das espécies locais.

Os rios do condado de Cúmbria, situado ao Norte da Inglaterra, estão sendo invadidos por espécies alienígenas ao sistema, e isso põe em risco direto uma espécie de Lagostim nativo, o Austropotamobius pallipes ou Lagostim de Pata Branca que tem os rios da região como seu último refúgio seguro para a reprodução pura da espécie. Um Lagostim originário da América do Norte, o Pacifastacus leniusculus, pode ser a principal ameaça ao Austropotamobius pallipes pela concorrência de mesmos moldes alimentares, reprodutivos e territoriais, acredita-se que a espécie foi introduzida por comerciantes asiáticos que importaram o animal para fins gastronômicos.

Austropotamobius pallipes ou Lagostim de Pata Branca, espécie ameaçada.

Os pesquisadores já detectaram o invasor Norte Americano em uma grande extensão fluvial, e querem a qualquer custo evitar a propagação invasora para que o Pacifastacus leniusculus não se torne mais uma praga nos rios ingleses tal como a Pseudorasbora parva peixe vindo da Ásia, em 1960. Introduzido na Romênia incialmente, a espécie se propagou nos rios europeus e se tornou uma constante ameaça às espécies nativas. Outro invasor que se alastrou pela Europa é o Carangueijo-peludo-chinês da espécie Eriocheir sinensis, ameaça constante a espécies nativas, quando se alimenta de plantas na fase juvenil de sua vida, incorporando pequenos crustáceos a sua dieta na idade adulta.

Pseudorasbora parva, espécie invasora.

As autoridades já estão planejando uma ação para erradicar o Lagostim Americano, visando proteger a espécie nativa, mas a tarefa não será fácil de acordo com Bekka Close, uma das responsáveis pelo planejamento ao afirmar: “Eu já trabalhei com espécies invasivas ao longo dos anos, e elas são notavelmente difíceis de erradicar do sistema.”

Fontes pesquisadas: Agência FAPESP, BBCNEWS e Aquariofilia.net


Avalie essa notícia:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Notícias Relacionadas:



Comente utilizando o Facebook:

Deixe o seu comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou o trackback para o seu site. Você também pode assinar os comentários via RSS.

Seja educado. Se mantenha no tópico. Não seja um Troll.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Registre seu Gravatar. Para ter seu Gravatar, se registre na página oficial do Gravatar blog.