Submarino não tripulado captura imagens de água-viva fantástica nas Fossas das Marianas
15 de maio de 2016 – 08:23 | Comente!

Parece um alienígena de filmes de ficção, mas é mais uma das descobertas do NOAA a bordo do navio Okeanos Explorer, controlando um submarino não-tripulado nas Fossa das Marianas.
A água-viva apareceu de repente na frente …

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Portal Aqualize assiste a Palestra da Tetra em Recife!

Publicado por @ 17 de setembro de 2010 – 09:262 Comentários

Portal Aqualize assiste a Palestra da Tetra em Recife!

A tecnologia hoje é uma aliada indispensável no hobby da aquariofilia, sistemas de filtragem, iluminação, alimentos, tudo está diretamente relacionado ao sucesso e bem estar dos peixes, plantas e invertebrados que habitam os nossos aquários. Para entendermos um pouco melhor sobre como a indústria está voltada para o hobby e qual o caminho certo a ser trilhado por empresários do ramo, fomos convidados para uma palestra ministrada por Sérgio Gomes, representante da Tetra, para que com olhos de hobistas pudéssemos representar e absorver melhor a idéia por de trás da prática que deve ser aplicada com foco no cliente(que somos nós!) dentro do mercado.

O setor de serviços vem ganhando importância cada vez maior em muitos países, onde o aquarismo traz novos adeptos a cada dia.  Em outros tempos, a prestações de serviços era baseada na atividade industrial, onde só se vendia o que era produzido e vice-versa. Atualmente, a divulgação e a troca de informações nas redes sociais proporcionou ao hobby uma massificação enorme, a que fez com que empresas mudassem a dinâmica e fossem buscar a especialização e a excelência quando se trata de produtos e serviços.

As novas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas para a manutenção e criação de ambientes específicos para as várias espécies da nossa fauna e flora, nos dão uma idéia de que produtos para aquarismo são desenvolvidos na mesma proporção que novos computadores ou processadores estão sendo postos em prateleiras. Tudo isso se deve a fato de que a introdução de novos equipamentos vai buscar com perfeição o que a natureza oferece. Desta forma,  a Empresa Dagua Pet, distribuidora de produtos aquarísticos, percebeu que o hobby está crescendo a cada dia no Estado de Pernambuco, e realiza um trabalho de acompanhar dados, fortalecer as parcerias e difundir o mesmo com aqueles que vestem a camisa desse tão fascinante mundo.

Sérgio Gomes palestra para empresários do ramo do aquarismo em Recife.


Essa empresa realizou uma palestra em Recife que teve como foco principal a “mudança de um paradigma”. O palestrante não poderia ser ninguém menos que Sérgio Gomes, que tem um vasto conhecimento no segmento de aquarismo. Formado em Administração, MBA na área de Marketing, com mais de 30 mil exemplares vendidos no mundo todo do livro “O AQUÁRIO MARINHO E AS ROCHAS”; 25 mil exemplares do “ O AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE SEM MISTÉRIOS ”, com mais 100 empresários prontos para escutar a sua palestra. Precisa dizer mais alguma coisa? Com toda certeza não… Tem muita experiência e bagagem para passar todo o seu conhecimento e todas as técnicas que estão sendo adotadas no mundo inteiro para satisfazer as necessidades dos clientes, e é pensando nisso que iremos dar um breve depoimento do que a palestra abordou(ou martelou na cabeça dos empresários).

Inicialmente o Sérgio Gomes deu uma breve explicação sobre a venda da empresa TETRA HOLDING, INC para a UNITED PET GROUP, INC Latin América. Para quem não sabe quem faz parte deste grupo da UNITED, são as empresas: DINGO, FIRSTRAX, INSTANT OCEAN, JUNGLE, MARINELAND, além da TETRA. Desta forma, a empresa acabou abrindo novos nichos de mercado, no qual a UNITED passou a oferecer produtos voltados para o aquarismo desde 2007, momento em que a TETRA foi vendida por uma quantia de US$ 540 milhões.

Após a breve explanação sobre o grupo, a palestra teve início. Contando um pouco sobre as suas viagens no Chile, México, Argentina, Brasil, Europa, China e EUA, Sérgio tocou em um ponto muito importante, que em muitos casos é difícil fazer com que uma empresa que vem ganhando dinheiro de uma certa maneira, a partir de agora comece a mudar. Mas é preciso inovar para ganhar espaço nesse mercado altamente competitivo, onde os aquaristas estão cada vez mais informados, exigentes e difíceis de serem convencidos com argumentos vagos, e que em muitos casos são falhos. Tomando como base esse raciocínio, os lojistas não podem e nem devem ter o foco direcionado apenas para o produto, é claro, sempre mantendo um alto padrão de qualidade, boa apresentação e torná-lo conhecido.

Os convidados socializam em um coffee-break.

Mas afinal, na verdade qual é chave para o sucesso? Em muitos casos a maioria dos lojistas tenta diversificar seus produtos, esquecendo que o ponto crucial é: “como posso torná-lo conhecido? Que ações eu devo fazer para que a minha loja seja conhecida? A quem devo recorrer e buscar parcerias e superar as expectativas  do meu cliente?”. Isso muitas vezes demanda tempo e dinheiro. A maneira mais fácil seria contratar pessoas que tenham um certo conhecimento, como os famosos “ RATOS DE LOJA” que sabem onde vende tudo e a quem vender. Essas pessoas sim, merecem um reconhecimento e um certo investimento porque tecnicamente entendem do que falam. Como critério de análise que muitos clientes adotam na hora de comprar, segue a risca esta lista em ordem de prioridade:

1 – Informações sobre como cuidar de seus aquários;

2 – Bom atendimento;

3 – Peixes saudáveis;

4 – Maior variedade de peixes e produtos;

5 – Ver bons aquários de exposição na loja para servir de exemplo;

6 – Preços mais competitivos;

7 – Loja com aspecto geral melhor;

8 – Higiene na loja

Pensando assim, sabemos que em 99,9% dos casos os valores que são agregados diretamente ao produtos, os tornam diferenciados e assim a presença de uma breve apresentação e conhecimento profundo do mesmo, torna o momento favorável para a venda. Isso chama-se valores sublineares de percepção. A partir do instante que você mostra que domina o assunto, tem um know-how, boa apresentação e qualidade principalmente = VENDA!

Por isso, todo o processo de planejamento, fixação de preço, distribuição de idéias bens e serviços que tem o intuito de satisfazer as necessidades de nossos clientes, chama-se: MARKETING! A grande chave para o sucesso de toda e qualquer loja que queira ser competitiva ao ponto de fazer com que seus clientes desejem o seu produto acima de tudo. Vender com inteligência é o que faz com que você: venda, ensine seu cliente a vender seu produto e que ele mesmo faça o resultado vir. O boca-a-boca te dará um grande resultado.

Concluindo assim, Sérgio deixou a mensagem, cabe agora aos empresários investirem e verem o resultado acontecer de forma mensurável, onde poderão avaliar os esforços de marketing tendo um escopo completo e detalhado do perfil do seu cliente. Após muito aprendizado, foi realizado um sorteio onde muitos ficaram eufóricos com os prêmios enquanto outros ficaram tristes porque não ganharam, inclusive eu. Abaixo segue a lista dos ganhadores e respectivos prêmios:

O Portal Aqualize foi representado na palestra por Tiago Luna.


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2 Comentários »

  • Diogo disse:

    Muito boa reportagem e creio que a partir de agora tenhamos melhoras significativas no atendimento e nos serviços fornecidos pelas lojas, pois aqui em Recife no máximo 3 lojas devem atender a todos aqueles pilares que foram citados como indispensáveis!

    Parabéns equipe AQUALIZE pela reportagem e a equipe da TETRA pela palestra!

  • Motivação disse:

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