Submarino não tripulado captura imagens de água-viva fantástica nas Fossas das Marianas
15 de maio de 2016 – 08:23 | Comente!

Parece um alienígena de filmes de ficção, mas é mais uma das descobertas do NOAA a bordo do navio Okeanos Explorer, controlando um submarino não-tripulado nas Fossa das Marianas.
A água-viva apareceu de repente na frente …

Leia a matéria completa »
Destaques

Matérias e montagens com destaques exibidas no Aqualize serão divulgadas através desta categoria. Vote nas matérias para que possamos destacá-las!

Fauna

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Fauna Aquática é listado aqui.

Flora

Fichas, catalogação, descobertas, tudo relacionado a Flora é listado aqui.

Marinhos

Aquários de água salgada, peixes, corais, invertebrados, encontre tudo que você precisa ler.

Plantados

Montagens de aquários plantados e a luta contra as algas. Verifique se você está fazendo tudo certinho para não ter problemas.

Home » Notícias

Nova espécie de Aruanã é descrita em Myanmar

Publicado por @ 10 de julho de 2012 – 09:51Comente!

Nova espécie de Aruanã é descrita em Myanmar

Uma nova espécie Aruanã foi descrita por ictiólogos no Rio Tananthayi em Myanmar. Os Aruanãs são peixes de água-doce e fazem parte da família Osteoglossidae. A espécie é chamada de Macaco D’água pelos índios brasileiros pela habilidade do peixe de saltar metros fora d’água para caçar insetos, pequenas aves e mamíferos nas árvores que margeiam os rios. Os aruanãs podem ser encontrados ao redor do mundo, na Ásia, Austrália e Continente Americano e tem como características a cabeça ossuda, o corpo largo coberto por grandes escamas que formam um padrão de mosaico. As espinhas dorsal e anal possuem leves raios e são longas, enquanto as peitorais e ventrais são pequenas. Outro nome popular do Aruanã é “língua-de-osso”, derivado de um osso dental na parede da boca, a “língua”, equipada com dentes que mordem contra os outros no céu da boca.

Scleropages inscriptus © Kamphol Udomritthiruj


O nome dado a nova espécie é Scleropages inscriptus, pelos desenhos de labirintos espalhados por todo o corpo do peixe, que reluz em sua dourada armadura de escamas. Os Aruanãs ou Arowanas são peixes extremamente valorizados no mercado asiático, onde chegam a custar entre $80,000 e $365,000 dólares, e com a nova espécie não deve ser muito diferente.

O artigo original com a descrição da nova espécie pode ser encontrado em: Tyson R. Roberts: Scleropages inscriptus, a new fish species from the Tananthayi or Tenasserim River basin, Malay Peninsula of Myanmar (Osteoglossidae: Osteoglossiformes), pp. 113-118


Avalie essa notícia:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 voto(s) no total com média de: 5,00 entre 5)
Loading...

Notícias Relacionadas:



Comente utilizando o Facebook:

Deixe o seu comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou o trackback para o seu site. Você também pode assinar os comentários via RSS.

Seja educado. Se mantenha no tópico. Não seja um Troll.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Registre seu Gravatar. Para ter seu Gravatar, se registre na página oficial do Gravatar blog.