Artigo sobre patês para Acará Disco!

Tudo sobre os peixes da enorme família Cichlidae. Africanos e Americanos, discuta aqui.

Moderador: Moderação Aqualize

Artigo sobre patês para Acará Disco!

Mensagempor Fábio Correia » 19 Nov 2010, 13:52

A algum tempo desejo sair da mesmice de Ração/Artêmia/Besouro do Amendoin para os meus Discos, então hoje resolvi pesquisar um pouco mais sobre receitas dos famosos patês a base de Coração e Fígado Bovino para tentar dar uma acelerada no crescimento dos peixes. Um amigo que manteve Discos por alguns anos me indicou utilizar apenas Coração bovino congelado, ralando os pedaços antes de servir aos peixes, como eu sei que achar coração bovino não é tão fácil, procurei outras receitas e acabei me deparando com um excelente artigo.

Vale lembrar que para quem tem poucos peixes é interessante fracionar as proporções da receita para você não acabar com um balde de patê congelado no refrigerador, hehe.

Segue o artigo na íntegra:

Quem inventou o patê para peixes ornamentais?

O patê para peixes ornamentais foi inventado por um cidadão americano chamado Myron Gordon. Ele era médico patologista e ictiólogo e responsável pelo setor relativo à nutrição dos peixes do Aquário Público do Museu de Nova York, sendo um aquariofilista muito respeitado, principalmente pela performance dos peixes que criava e que freqüentemente expunha em mostras da época.

Na década de 60, do século passado, por falta de diversidade de ração para peixes ornamentais, Gordon começou a realizar os seus experimentos e conseguiu formular um patê que atendia as necessidades nutricionais dos seus peixes.

Dr. Gordon ficou muito famoso entre os simpatizantes por peixes ornamentais da época e nunca escondeu a formulação do seu patê, inclusive, divulgando-a em diversas revistas do segmento de peixes ornamentais, sendo a mais importante a TFH - Tropical Fish Hobbyst que tinha circulação mundial. Alguns aquariofilistas brasileiros, membros da ACAPI - Associação Carioca de Aquariofilia Piscicultura e Ictiologia, que tinham acesso à revista TFH, passaram também a fabricar o patê e utilizar na alimentação dos seus peixes.

A seguir descrevo a formulação original do patê do Dr. Myron Gordon:

450 gramas de fígado de boi
    30 folhas de espinafre
    2 ovos inteiros sem casca
    2 colheres de sopa de aveia em flocos
    1 colher das de café de açúcar
    1 colher das de café de sal
    1 copo d'água

A partir da formulação do Dr. Gordon os aquariofilistas começaram a inventar fórmulas alternativas, adicionando ou retirando produtos, "ao seu livre arbítrio" e assim, cada um tem a sua receita, garante que é a melhor e geralmente se gaba dos resultados obtidos. Alguns guardam a sua formulação como segredo a sete chaves.

Determinados aquariofilistas, mais criativos, dão asas à imaginação e idealizam fórmulas mirabolantes com a utilização de substâncias diversas, como por exemplo: vitaminas para ser humano, medicamentos bombásticos, ração para cavalos, ração para gato, ração para cão, sopinha de bebê, casca de siri torrado, casca de ovo, minhoca da Califórnia, girinos de rã, hormônios, anabolizantes e muitos outros.

Cabe ressaltar, entretanto, que o trato digestório da maioria dos peixes ornamentais, não possui a complexidade do trato digestório os seres humanos e muitos daqueles produtos utilizados na composição do patê não são metabolizados pelo animal, sendo, assim, excretados quase que "in natura" o que acarreta o aumento dos famosos compostos nitrogenados "nitrito, nitrato e amônia", inibidores do crescimento e prejudiciais a saúde dos peixes ornamentais.

A título de informação, Convém alertar, também, que o uso inadequado de determinados elementos (vitaminas, proteínas, lipídios) poderá acarretar problemas para os animais que se deseja produzir. Por exemplo: o excesso de substâncias ricas em lipídios - em espécies de peixes que tenham um metabolismo mais lento - poderá inibir o sistema reprodutor do animal. Devemos lembrar que na natureza, as gorduras não fazem parte do cardápio da maioria dos peixes ornamentais.

A seguir vou descrever - na integra - as formulações dos patês elaboradas pelos mais famosos criadores de peixes ornamentais do mundo, exatamente da forma como eles prescreveram:

Patê do Criador de acará disco Dick AU (Estados Unidos):

Quatro partes de coração de boi ou peru
    Uma parte de camarão crú
    Uma parte de espinafre congelado
    Algumas gotas de vitamina líquida infantil

Remova o máximo gorduras do coração e ligamentos.
Coloque o coração no processador até formar uma pasta grossa.
Adicione a carne de camarão, o espinafre congelado e as vitaminas; não adicione água.
Deixe moer até formar uma pasta arenosa. Quando esfregar um pouco no dedo e não sentir pedaços a mistura está pronta.

Patê do Paul Hahnel "O pai dos Guppies" (Estados Unidos):

Uma porção de fígado de vaca
    Uma porção de cereal
Remover todas as fibras do fígado e passar no misturados.
Adicionar uma quantidade igual de água.
Coloque o fígado processado num recipiente e acrescenta tanto cereal quanto o fígado puder absorver.
Divida a mistura em pequenos recipientes e ferva durante meia hora.
Após esfriar coloque no congelador ou freezer.

Patê do criador de acará disco Schmidt-Focke (Alemanha):

Coração de boi ou de peru
    Carne de caranguejo
    Espinafre
    Ração para peixes ornamentais
Patê do Criador de Acará disco David Dollman (Estados Unidos):

Um coração de Boi
    Um ovo cru
    Uma colher de sopa de páprica (especiaria colorífera e levemente adocicada feita a partir do pó de diferentes espécies de pimentão vermelho)
    Quatro colheres de sopa de spirulina
    Um pacote de gelatina sem sabor
Remova todas as veias e gorduras, passa-se por um processador.
Após processado o resultado é espalhado em um plástico e congelado.
Após o congelamento os pedaços podem ser cortados.

Patê do Criador de Acará disco Dale Jordan (Canadá):

Coração de boi
    Camarão
    Espinafre
    Couve flor
    Gérmen de trigo
    Pêra
Patê do Criador de Acará disco Jack wattley (Estados Unidos):

Coração bovino
    Camarão
    Fígado bovino
    Espinafre
    Vitaminas
    Banana
Patê do Dr. Daniel Carnevia (aquariofilista Espanhol, autor do livro " Alimentos e Alimentacion"):

200g de carne de pescado
    10g de ovas de peixe
    10 folhas de espinafre
    2 claras de ovos
    1 colher (de café) de sal

Patê de Wilson Vianna:

A formulação do patê "Vianna 01 - Bio-enérgico" vem sendo estudada há mais de 10 anos e aperfeiçoada de acordo com os avanços nas pesquisas. Utilizado em pesquisa na Universidade, bem como por vários criadores, tem demonstrando um excelente resultado, relativamente à fertilidade, desenvolvimento, resistência a patologias, intensificação das cores, digestibilidade, etc. Os produtos utilizados devem ser frescos e de excelente qualidade.

250g de coração bovino
    150g de fígado bovino
    100g de espinafre cozido
    50g de farelo de aveia
    50g de proteína de soja
    150g de banana prata (madura) com casca
    150g de cenoura
    4 dentes de alho
    2 colheres de sopa de agar-agar ou gelatina natural

Limpe o coração de boi e o fígado retirando todas as gorduras, peles, nervos e cartilagem.
Dê uma leve fervura no espinafre e jogue fora a água verde.
Pese todos os ingredientes e deixe em vasilhas separadas.
Comece a liquidificar, na ordem acima, adicionando uma quantidade de água apenas o suficiente para facilitar a trituração. Quanto menos água melhor.
Por último, adicione a gelatina ou agar-agar, direto na mistura, bem devagar com o liquidificador girando em alta.
Leve ao fogo, em banho-maria, dando apenas um pré-cozimento para coagular as moléculas.
Quando estiver morno, quase frio, volte com a mistura ao liquidificador e acrescente o alho, pois a ação vermicida do alho atua quando ele está crú.
Coloque em pequenos potes e mantenha no congelador. Tire do congelador apenas a quantidade suficiente para um dia. Não fique congelando e descongelando o patê, senão ele perderá grande parte das suas propriedades nutricionais.

Informações adicionais:

Espinafre:
Será importante colocá-lo em água fervente e tirar a primeira água, pois esta possui uma substância chamada ácidos oxálicos, que inibe a absorção do ferro, fazendo com que ele seja eliminado nas fezes.

Alho:
É um poderoso agente antimicrobiano e a sua ação é atribuída ao componente ALICINA, que inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas. Estudos recentes comprovam a atuação da ALICINA, na morte de bactérias gram-negativas, causadoras de infecções e furunculoses. Funciona também como agente antiviral. O alho deve ser utilizado in natura, ou seja, sem ir ao fogo.

Proteína de Soja:
É uma proteína de alta qualidade, completa e de base vegetal, com qualidade protéica igual à da carne, leite e ovos. A proteína de soja tem a pontuação PDCAAS mais alta possível para uma proteína (1,0). Esta pontuação refere-se ao seu potencial de digestibilidade e disponibilidade de aminoácidos essenciais. A proteína de soja possui efeito antioxidante comprovado através de pesquisas. O potencial de antioxidação é atribuido ao aminoácido chamado isoflavona genisteina que inibe a oxidação do colesterol.

Wilson Vianna
wovianna@oi.com.br
Graduado em Administração de Empresas pela UNISUAM/RJ. Aposentado pela Petrobrás desde 2004. Graduado em Ciências Biológicas pela UNISUAM/RJ, Pós-Graduado em Biologia Marinha pela UNISUAM /RJ, Membro do International Betta Congress, membro do International Betta Fórum, titular da Piscicultura Vianna (Magé/RJ), relações públicas e articulista da revista Mania de Bicho (RJ). Gestor do Centro de Estudos de Aquariofilia - CEA, membro da equipe de pesquisa Científica "Aquisuam". No momento estuda nutrição, genética e patologias que afetam o Betta splendens e o parasito Camallanus cotti fujita, que afeta o plantel nacional de peixes ornamentais.
"...como aquele grupo de caranguejos, ouvindo a música dos trovões."
Aqualize, aquarismo inovador e responsável. ><}}};>

Imagem
Fábio Correia
Administrador
Administrador

Data de registro: 14 Ago 2009, 23:59

Re: Artigo sobre patês para Acará Disco!

Mensagempor André Café » 19 Nov 2010, 14:07

Ótimo artigo. :punk:
André Café
Administrador
Administrador

Data de registro: 23 Out 2009, 15:13

Mensagempor Fábio Correia » 19 Nov 2010, 14:33

Uma das principais preocupações em relação ao uso do patê é a carga de resíduos orgânicos que ele gera ao ser colocado no aquário, pensando nisso um usuário do Fórum Acará Disco secou o patê ao sol para desidratá-lo. :ninja:

alessandrolg escreveu:Aqui eu fiz o patê e desidratei ele.....ficou como ração paletizada.

Depois de uns minutos na água ela amolece, mas suja bem menos que o patê normal... MUITO menos.

Aqui os peixes detonam a ração.
Comem mesmo.

Bem simples...

Transformei o patê em uma massa consistente com pão seco peneirado.... Depois disso extrusei tiras finas dessa massa encima de uma placa grande de vidro e deixei secar uma tarde toda no sol forte mexendo as tiras de tempos em tempos para secar por igual.

Nada demais.
Depois é só quebrar e oferecer !

Fonte: http://www.forumacaradisco.com.br/forum ... p?TID=7691

Imagem
Fábio Correia
Administrador
Administrador

Mensagempor felipe » 19 Nov 2010, 14:55

boa!
um dia eu ainda tento fazer a receita do Wilson Vianna
felipe
Alevino
Alevino

Data de registro: 20 Ago 2010, 18:13

Mensagempor Amirati » 19 Nov 2010, 18:45

Prezados,

Realmente, sujar a água é um grande problema...

No mercado livre tem uns anuncios sobre a venda desses pates congelados... via sedex, o vendedor garante que chega em boim estado, sem estragar, ainda congelado...
----------------------------
Fraterno Abraço
Amirati .'.
Amirati
Administrador
Administrador

Data de registro: 13 Jul 2010, 14:47

Mensagempor Fábio Correia » 19 Nov 2010, 19:12

Amirati escreveu:Prezados,

Realmente, sujar a água é um grande problema...

No mercado livre tem uns anuncios sobre a venda desses pates congelados... via sedex, o vendedor garante que chega em boim estado, sem estragar, ainda congelado...

Não vejo razão pela qual comprar no Mercado Livre, uma vez que fazendo a própria receita pode-se adicionar ou remover ingredientes de acordo com as necessidades de cada criador. No meu caso, a primeira receita foi a mais interessante, mas adicionaria 2 ou 3 dentes de alho juntamente com Fishtamin da Sera e Óleo de fígado de bacalhau.

:forte:

Imagem
Fábio Correia
Administrador
Administrador

Mensagempor Pedro_Augusto » 20 Nov 2010, 08:19

Fábio Correia escreveu:achar coração bovino não é tão fácil

Er... como não?
Qualquer mercado vende. Por sinal, tu mora bem próximo de um, conhece o da madalena? :ROFL:
Pedro_Augusto
Administrador
Administrador

Data de registro: 20 Ago 2009, 19:38

Mensagempor Amirati » 20 Nov 2010, 09:58

Prezado Fábio,

Creio que existam muitas razões... apenas algumas:

-Não ter o trabalho de fazer;
-Comprar de quem já faz o produto ha muito tempo, o que dá uma certa garantia de coisa bem feita;
-Comprar na quantidade certa para não encher a geladeira;
-Se não fosse o Sedex, saíria mais barato - quem mora perto do "fabricante" não usará os correios...

E por ai vai...

Eu mesmo já tinha pensado em fazer esse patê, mas ficou somente no pensamento... é muito trabalho e iria fazer uma quantidade que daria para uns 10 anos... sem chance...

Mas, se tivermos algum cozinheiro de plantão no fórum, faça e venda... deve dar um troco... eu mesmo compraria um pouquinho... :ok:
Fraterno Abraço
Amirati .'.
Amirati
Administrador
Administrador

Mensagempor Diogo Albuquerque » 20 Nov 2010, 10:30

Sei que na feira de surubim e acho que na de camaragibe tem coração de boi para vender, a menina que trabalhava aqui em casa que comprou!
nem em todos os mercados se encontra, eu achei dificil quando preparei a uns 8 meses atras, eu substitui por figado!

Os discus adoraram e o crescimento foi surpreendente! tem um artigo na internet (não lembro o local onde li) no qual há os relatos e resultados de uma experiência com discus alimentados com e sem esses tipos de patê e pôde-se concluir que o crescimento com o patê foi maior do que sem (o que era de se esperar).

Parabens pelo Tópico Fábio, muito bom!
:ok:
Diogo Albuquerque
Matriz
Matriz

Data de registro: 10 Mar 2010, 22:33

Mensagempor Thiago kiocia » 20 Nov 2010, 12:32

Muito bom.... quando tiver com os Discos aqui será muito útil... :D
Thiago kiocia
Adulto
Adulto

Data de registro: 21 Set 2010, 20:41

Mensagempor Fábio Correia » 20 Nov 2010, 18:20

Pedro_Augusto escreveu:Er... como não?
Qualquer mercado vende. Por sinal, tu mora bem próximo de um, conhece o da madalena? :ROFL:

Não, não é qualquer mercado que vende, vá por mim. :P

Amirati escreveu:Prezado Fábio,

Creio que existam muitas razões... apenas algumas:

-Não ter o trabalho de fazer;
-Comprar de quem já faz o produto ha muito tempo, o que dá uma certa garantia de coisa bem feita;
-Comprar na quantidade certa para não encher a geladeira;
-Se não fosse o Sedex, saíria mais barato - quem mora perto do "fabricante" não usará os correios...

E por ai vai...

Eu mesmo já tinha pensado em fazer esse patê, mas ficou somente no pensamento... é muito trabalho e iria fazer uma quantidade que daria para uns 10 anos... sem chance...

Mas, se tivermos algum cozinheiro de plantão no fórum, faça e venda... deve dar um troco... eu mesmo compraria um pouquinho... :ok:

Em outras palavras, comprar por pura preguiça ou falta de habilidade culinária, haha. Não vejo qualquer uma das receitas como problema em termos de preparo, já fiz coisa mais difícil.

Eu vou fazer junto com um amigo do trabalho, dependendo da quantidade posso te dar um pouco para você alimentar os seus peixes.

Diogo Albuquerque escreveu:Sei que na feira de surubim e acho que na de camaragibe tem coração de boi para vender, a menina que trabalhava aqui em casa que comprou!
nem em todos os mercados se encontra, eu achei dificil quando preparei a uns 8 meses atras, eu substitui por figado!

Os discus adoraram e o crescimento foi surpreendente! tem um artigo na internet (não lembro o local onde li) no qual há os relatos e resultados de uma experiência com discus alimentados com e sem esses tipos de patê e pôde-se concluir que o crescimento com o patê foi maior do que sem (o que era de se esperar).

Parabens pelo Tópico Fábio, muito bom!
:ok:

Como tu servia, congelado mesmo? Eu já li uma tese de mestrado de um aluno de biologia sobre a criação de Acarás Disco utilizando patê de coração bovino, o coração sem nenhum outro ingrediente e só ração de peixe, o resultado do patê foi cerca de 25% melhor, se não me falha a memória.

:punk:

Imagem
Fábio Correia
Administrador
Administrador

Mensagempor André Café » 20 Nov 2010, 18:47

Fábio Correia escreveu:Eu vou fazer junto com um amigo do trabalho, dependendo da quantidade posso te dar um pouco para você alimentar os seus peixes.

Opa, tbm sou preguiçoso. Poderia me dar também? :ok:
Meus jumbinhos precisam crescer mais rápido. :forte:
André Café
Administrador
Administrador

Mensagempor Fábio Correia » 20 Nov 2010, 20:04

Andrecafe escreveu:
Fábio Correia escreveu:Eu vou fazer junto com um amigo do trabalho, dependendo da quantidade posso te dar um pouco para você alimentar os seus peixes.

Opa, tbm sou preguiçoso. Poderia me dar também? :ok:
Meus jumbinhos precisam crescer mais rápido. :forte:

No fim, o que a gente pode fazer é uma cota para comprar os ingredientes e eu preparo o patê para dividirmos entre os que participarem! :sim: :forte:

Imagem
Fábio Correia
Administrador
Administrador

Mensagempor Diogo Albuquerque » 20 Nov 2010, 20:15

isso é uma ótima idéia Fábio, pq acho que 1 coração de boi dá MUITO patê!
e seria mais indicado patê "fresco", e aqui sempre estraga... = /
Diogo Albuquerque
Matriz
Matriz

Mensagempor Amirati » 20 Nov 2010, 21:05

Prezados,

Em outras palavras, comprar por pura preguiça ou falta de habilidade culinária, haha.

Verdade e verdade... minha habilidade com cozinha se resume em fazer ovo cozido e olhe lá... verdade mesmo... quando muito, sei lavar a louça...

Não vejo qualquer uma das receitas como problema em termos de preparo, já fiz coisa mais difícil.

Eu também... sabe, fiz 4 filhos, dois omi e duas muié... a dificuldade não é fazer... isso é mole, ou duro, sei lá... a dificuldade é criar e educar... 3 já são formados e o fim do cacho se forma em arquitetura no final de 2011... quer coisa mais difícil do que isso ??? é o preço dos zóios virado... :nossa:

...posso te dar um pouco...

Aceito... mas sem trocar... :haha: :haha: :haha:

No fim, o que a gente pode fazer é uma cota para comprar os ingredientes e eu preparo o patê para dividirmos entre os que participarem!

Fábio, isso deverá ter um custo... seria muito justo que houvesse uma divisão... conte comigo: um, dois, 3. 4. .........

seria mais indicado patê "fresco"...

cuidado com essa indicação... ser fresco ou não é uma opção sexual do patê... :santo:
Fraterno Abraço
Amirati .'.
Amirati
Administrador
Administrador

Mensagempor André Café » 21 Nov 2010, 14:15

Ótima idéia fábio, to dentro (no bom sentido) :haha:
André Café
Administrador
Administrador

Mensagempor Diogo Albuquerque » 21 Nov 2010, 14:49

Fábio, eu lavava o patê com um pouco de água do aquario, mas com cuidado para não esfarelar tudo e depois colocava para os peixes, ainda gelado!
Diogo Albuquerque
Matriz
Matriz

Mensagempor Thiago kiocia » 21 Nov 2010, 14:52

Picolé pros acarás HAhAHA :haha:
Thiago kiocia
Adulto
Adulto

Data de registro: 21 Set 2010, 20:41

Mensagempor Fábio Correia » 21 Nov 2010, 22:10

Thiago kiocia escreveu:Picolé pros acarás HAhAHA :haha:

O que importa é que funciona, hehe. Eu já vi os resultados de um amigo com discos alimentados basicamente com coração de boi, vale muito a pena. :)

Imagem
Fábio Correia
Administrador
Administrador

Mensagempor Bruno Aragão » 21 Nov 2010, 23:46

estou dentro da cota também!
Bruno Aragão
Adulto
Adulto

Data de registro: 26 Set 2009, 19:51

Próximo

Retornar para Ciclídeos